Skip to content

Como acabar com a timidez de falar em público?

como acabar com a timidez de falar em publico

 Olá meus queridos! Como vão? No artigo da semana abordaremos um assunto muito, mas muito interessante;como acabar com a timidez de falar em público.

Se você é uma pessoa tímida, com toda certeza quer saber como perder essa timidez. Então, nós aqui da Falar em públicoresolvemos separar algumas dicas de ouro para que você consiga acabar com a timidez, para que possa se dar bem nas suas apresentações e em outras partes da vida também.

Saber se comunicar é extremamente importante, principalmente quando queremos alcançar algum objetivo. Se o seu objetivo é ser uma pessoa comunicativa, que não fica com vergonha na presença de centenas de pessoas, você precisa ler esse texto. Venha comigo meu besourinho.

Dica numero 1 para acabar com a timidez de falar em público

Essa é uma dica muito importante, pois ela da foco ao que realmente interessa, o público. O problema das pessoas timidez é que elas focam muito em si mesmas, na esperança de sair tudo perfeito e não decepcionarem o demais.

 Foque nas pessoas, não em si mesmo.

Não se preocupe muito com o que você e as outras pessoas irão pensar enquanto você palestra. Esse excesso de preocupação faz você se sentir inferior aos demais, isso não é nada bom.

Aplique algumas regrinhas e seja feliz!

O tímido deve se focar mais aos outros e ser mais receptivo aos mesmos.

  • Não foque tanto em sua existência, esqueça que existe por alguns segundos
  • Permita que os outros se expressem
  • Se interesse honestamente no que o outro tem a dizer
  • Aprenda a ouvir antes de falar

Uma técnica muito interessante é fazer algumas perguntas ao público…

Pode parecer simples, mas perguntar se estão empolgados pode quebrar o gelo e lhe passar mais confiança.

Dica numero 2 para acabar com a timidez

como acabar com a timidez de falar em publico

Você precisa tomar atitudes e encarar os seus medos. Somente assim vai conseguir se superar e ser cada dia melhor, esse é sem duvida um dos melhores conselhos que poderíamos lhe dar.

 Tome uma atitude.

Os tímidos tendem a ter diferentes medos sem justificativas como:

  • Medo de ser rejeitado
  • Medo de ser julgado e rejeitado
  • Parecer ridículo na frente dos outros
  • O medo de falhar
  • Medo de ser vaiado

Não é preciso dizer que você precisa superar esses medos, né besouro.

Como superar esses medos?

Siga esses 3 passos:

  1. Reconheça que seus medos não são reais, mas sim imaginários.
  2. Pergunte-se: “O que poderia acontecer de pior?”… É tão ruim assim? Se perguntar isso permitirá descobrir se o que lhe assusta realmente faz sentido.
  3. Lembre-se de que os outros seres humanos são como você, eles também erram e fraquejam.

Pessoas tímidas devem  agir para liberar o estresse. Portanto, saia da sua zona de conforto, faça coisas que não está acostumado a fazer, ouse.

Exemplo:

  • Assuma novas responsabilidades
  • Atreva-se a dizer não
  • Expresse-se sem medo algum
  • Ouse a perguntar
  • Não adie, se pode sr feito hoje, então faça

Mas, lembre-se que o importante é não exagerar, para não ficar tudo parecendo artificial. São passos simples que podem acabar com a timidez de falar em público, nada muito exagerado.

Quando se é tímido, precisa-se enfrentar os desafios do cotidiano e assim ganhar mais confiança.

O importante é que você tome alguma atitude.

Dica de ouro numero 3 para perder a timidez

você não precisa pegar tão pesado com sigo mesmo. Se de o direito de errar e quando acertar se de o direito de se parabenizar pelos seus acertos. 🙂

 De recompensas a si mesmo.

Sempre que você tomar uma atitude, pare e pense o quão ruim foi essa tal atitude, assim verá que não foi tão ruim quanto imagina.

De a si mesmo recompensas.

Dê a si mesmo recompensas. Na psicologia, essas recompensas são chamadas de “reforços positivos” e é graças a esses reforços que você poderá acelerar sua autoconfiança e verá como é fácil deixar a timidez de lado. É como um jogo ou um esporte, você tem que se encorajar e prosseguir com força sempre.

Você também deve aceitar as recompensas que os outros lhe dão (elogios). Quando alguém lhe der um elogio, aceite-o. Sempre agradeça a pessoa que te elogia.

O que achou do texto? Compartilhe com seus amigos, talvez, eles também precisem saber dessas informações. Grande abraço e até a próxima pessoal.