Skip to content

5 dicas para falar em público e não ficar nervoso

dicas para falar em publico e nao ficar nervoso

Quais são as melhores dicas para falar em público e não ficar nervoso? Você sabia que, de acordo com o Wall Street Journal, falar em público é medo numero um nos EUA? O medo da morte está em segundo lugar! Se você parar e pensar sobre isso, o medo de falar em público também é um medo da morte, mas é uma morte emocional.

Nós nos sentimos nus quando expostos na frente de uma platéia. Achamos que as pessoas vão nos julgar por tudo oque fazemos e falamos. Nós nos colocamos sob pressão para sermos perfeitos, nossa autoestima sofre com isso, pois estamos diante da possibilidade de rejeição.

A boa notícia é que a maioria de nós pode reduzir esse nervosismo de falar em público e aumentar a confiança, evitando alguns hábitos ruins, incorporando algumas dicas úteis. Então leia agora nossas dicas incríveis.

Não espere a perfeição

Nenhum de nós é perfeito. Nós todos sabemos disso. No entanto, quando se trata de falar em público, alguns de nós tendem a desvalorizar-se através dos pequenos erros que podemos cometer. Destacamos nossas imperfeições ignorando tudo o que é bom em nós, focando apenas em nossas falhas. O fato é que mesmo os palestrantes mais experientes cometem muitos erros.

Quando o fazem, recuperam-se, continuando elegantemente. Esta é uma das chaves para o sucesso em falar em público: se errar continue, mas com elegância. O público nunca notará a maioria dos seus erros, a menos que você pare seu discurso e demonstre que errou. Continue com confiança. Dê a si mesmo permissão para não ser perfeito.

Não assimile sua habilidade com sua autoestima

Se você está lendo este artigo, provavelmente é um profissional que conquistou essa habilidade com muito trabalho. Falar em público é apenas uma pequena parte de suas habilidades profissionais. Se você é bom em falar em público ou não, não tem nada a ver com o seu valor pessoal. É simplesmente uma habilidade que você pode melhorar com o tempo. Sua autoestima deve ser alimentada por coisas mais profundas.

Evite piorar o seu nervosismo

Oradores inseguros ficam nervosos, além disso, sentem-se preocupados com o facto de se sentirem nervosos, o que agrava a situação. O estresse aumenta.

Nervosismo nada mais é que a nossa adrenalina fluindo, isso é tudo. É uma forma de energia. Os palestrantes bem-sucedidos sabem como fazer essa energia funcionar para eles e a transformam em entusiasmo, compromisso e carisma. Eles se divertem com ela. É normal ficar nervoso. Faça essa energia funcionar para você também.

Não queira memorizar as palavras

Você não está recitando um juramento de lealdade ou seus votos de casamento, não há necessidade de memorizar cada palavra do seu discurso. Tentar fazer isso só aumentará o estresse e causará mais nervosismo, além do mais, a ordem das palavras memorizadas pode ficar confusa.

Evite ler sua apresentação no PowerPoint

Evite ler sua apresentação em um script. Há uma grande diferença entre ler e falar. A leitura difunde informações, muitas vezes com o risco de desinteresse do público. Falar dá impacto ao seu conteúdo e personalidade, de modo que não apenas sua mensagem seja ouvida, mas também sua credibilidade profissional aumente. As pessoas que leem seus scripts muitas vezes reduzem suas chances de progresso.

As cinco dicas que acabamos de ver para falar em público e não ficar nervoso podem ajudá-lo em sua confiança. Não se esqueça de praticar, um bom treinamento sempre lhe dará bons resultados.

Você conhece mais pessoas que podem se beneficiar desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais!